O vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), finaliza nesta semana as principais mudanças no primeiro escalão do Executivo, após a saída do prefeito José Fogaça (PMDB), que renuncia ao cargo amanhã para concorrer ao Palácio Piratini nas eleições deste ano. Fortunati ainda está definindo os nomes que serão acomodados em secretarias e departamentos que perderão seus titulares.
Hoje, o próximo prefeito da Capital se encontra com o presidente metropolitano do PTB, José Carlos Brack, para definir os titulares das secretarias de Saúde (SMS) - desde a morte de Eliseu Santos, coordenada pelo adjunto Luiz Carlos Seligman - e Obras e Viação (Smov), já que o vereador Maurício Dziedricki (PTB) volta à Câmara Municipal para concorrer a deputado federal. Na sexta-feira passada, Fortunati também conversou com o senador Sérgio Zambiasi (PTB) sobre o tema.
Ontem, o vice-prefeito almoçou com o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), e o superintendente Administrativo e Financeiro do Parlamento gaúcho, Urbano Schmitt, que foi confirmado para assumir a Secretaria Municipal da Fazenda, em substituição a Cristiano Tatsch, que vai deixar a prefeitura.
“Com PMDB e PTB os acordos já estão fechados”, informa Fortunati. O PMDB deve fazer a indicação do substituto da secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão (cota pessoal de Fogaça).
O PPS tem negociado com o vice através do secretário estadual extraordinário da Copa 2014, Paulo Odone. “Estou conversando com todos os partidos da base e discutindo as mudanças”, conta Fortunati, que tem intenção de montar um conselho político com as lideranças dos partidos da base para atuar durante os seus 2 anos e 9 meses de mandato.
Desde a confirmação da pré-candidatura do prefeito eleito da Capital, Fortunati tem trabalhado com um grupo de pedetistas sobre as mudanças na prefeitura. “Queremos conduzir a transição sem maiores traumas”, sustenta.
Os presidentes estadual, Romildo Bolzan Jr., e nacional do PDT, Vieira da Cunha, além de Lícia Peres, participam do grupo de trabalho trabalhista que se debruça sobre a Capital. A equipe também era engrossada pelo ex-presidente estadual da sigla Matheus Schmidt, que faleceu no sábado.
Uma das negociações de Fortunati era pela permanência do secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico,
Clóvis Magalhães - que deve participar da coordenação da campanha peemedebista. Fortunati informa que Magalhães permanece no Executivo até maio.
“É importante que ele fique por mais 30 dias, porque ele tem a memória da prefeitura”, justifica. Depois do desembarque de Magalhães, o atual arquiteto da Secretaria Extraordinária da Copa, Newton Baggio, assume o cargo.
Também será alguém da cota pessoal de Fortunati o escolhido para suceder Luiz Afonso Senna na EPTC. Senna desembarca do Executivo com Fogaça. Para vaga que João Bosco Vaz (PDT) deixa na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, já está confirmado o nome de Edgar Meurer (PDT). Fortunati toma posse amanhã na Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário