quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reunião Zonal 66ª no bairro Rio Branco, Reune mais de 50 lideranças

Dr. Walmor, Cica e Lademir


Na noite do dia 28 de abril, foi realizada uma reunião na zonal 66ª, mais precisamente, na residência do Secretário de obras do município Alcy de Oliveira, o "Cica", juntamente com o Presidente da Zonal Pelamir Fanfa, o Presidente do PDT de Canoas, Lademir Silveira, a Secretária da SECOPA, Rita de Oliveira e o pré-candidato a Deputado Estadual Vereador e Dr. Walmor Herrmann.
Dr. Walmor, Fanfa, Lademir e Cica
O Cica convidou os seus amigos e cabos eleitorais, para que nessa eleição ajudassem na campanha do pré-candidato a Dep. Estadual, Dr. Walmor e do pré-candidato a Dep. Federal Flávio Zacher que não pode estar presente, por motivo de trabalho, ele é Assessor Especial do Ministro do Trabalho Carlos Lupi e também é primeiro suplente a Dep. Federal, se eles forem candidatos após convenção pelo PDT, a respeito do Dr. Walmor, disse que ele por se tratar de um homem, honesto, digno, experiente e coerente, merece sim ser candidato, e se ele for, com certeza estará ao seu lado e fará de tudo para vê-lo na A.L. do estado no ano que vem.

Presença de lideranças foi marcante
O Presidente Lademir, falou que a cada dia que passa, esta vendo um PDT mais forte, mais consistente, e com certeza sabe que todos que estão nesta reunião, farão todo o esforço para ver o Dr. Walmor e o Flávio Zacher como candidatos e posteriormente como parlamentares, agradeceu a presença de todos e pediu que todos se empenhassem, pois as eleições estão próximas.

O Vereador e Dr. Walmor Herrmann, disse ao Cica que não estava surpreso com a quantidade e a qualidade das pessoas presentes, disse que todos que estão em volta e batalham pelo Cica, são pessoas de grande liderança no bairro, e que com o apoio de todos, sabe que será atingido o seu objetivo, que passar de pré-candidato para candidato e conseguir ser eleito a Dep. Estadual, pediu também que todos apoiassem o pré candidato a Dep. Federal Flávio Zacher, porque sabe que ele é o melhor para o município de Canoas. Logo depois agradeceu a presença de todos e disse que podem contar com ele sempre, "_ Eu sempre estou à disposição de vocês, no que vocês precisarem pode me procurar, se puder ajudar e estiver ao meu alcance, com certeza não negarei ajuda. Obrigado a todos."
Moradores do Bairro e Lideranças
Vereador Dr. Walmor,
agradecendo a presença de todos.



Presidente da Zonal 66ª Pelamir Fanfa,
com Presid. Lademir e Guilherme Herrmann

Os eleitores da internet - Vale a pena investir?

Se pensarmos nos eleitores que combinam três ou mais mídias na sua informação sobre assuntos políticos, chegamos perto de 27% do total. Ou seja: em cada quatro eleitores das regiões metropolitanas, um pode ser considerado muito informado — imaginando que quem procura informação em tantas mídias simultaneamente acaba por encontrá-la.
Em pesquisa recente, vimos que a proporção de eleitores que usam a internet para se informar sobre política já chega a 36% nas principais regiões metropolitanas do país. Ela foi feita pela Vox Populi e seus trabalhos de campo aconteceram nos primeiros dias de setembro, cobrindo as oito maiores metrópoles brasileiras e o Distrito Federal.

Quase dois terços dessas pessoas se informam exclusivamente em sites de notícias e blogs jornalísticos, enquanto que 7% utilizam somente as redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter com essa finalidade. Os 29% restantes combinam as duas possibilidades. São eleitores que acessam a rede com muita intensidade: cerca de 70% dos que procuram nela essas informações dizem que navegam “todo dia ou quase todo dia” com esse intuito.

Este ano de eleição podemos tomar como exemplo a campanha eleitoral do homem mais poderoso do mundo (assim é considerado pela mídia) Barack Obama, Presidente dos EUA. Veja como ele usou a internet para angariar votos, e principalmente doações para a sua campanha. Este trecho abaixo foi tirado do site do “correio do Brasil”.

Nos EUA, a doação de eleitores para as campanhas eleitorais dos candidatos à Casa Branca permitiu que o atual presidente norte-americano, Barack Obama, faturasse cerca de US$ 750 milhões, um recorde que parecia impossível de ser atingido quando ainda disputava as primárias democratas com Hillary Clinton. A agência de propaganda AG2 já se adiantou e trouxe ao Brasil, o diretor de Tecnologia do Partido Democrata dos EUA, Ben Self para participar das comemorações de seus 10 anos.

Responsável pela campanha de Barack Obama na Internet, o profissional chegou ao Brasil e se reuniu com clientes da agência digital gaúcha, empresas do terceiro setor e representantes do PT e do PSDB, segundo informações de uma página especializada em marketing, na internet.

Nas reuniões, segundo o site, Self falou não só da campanha que desenvolveu para Obama, um dos maiores cases mundiais de uso eficiente da internet, mas também de toda sua experiência na utilização de meios digitais em campanhas políticas.

"Na campanha, Obama fez mais do que fornecer informações: Criou uma verdadeira conversa com seus grandes apoiadores, sua linha de base, o que consistiu em mais de 13 milhões de endereços de e-mail, três milhões de amigos no Facebook, dois milhões de usuários do MyBarackObama.com e milhões de outros internautas", afirmou Self em um artigo escrito sobre a estratégia eleitoral online do atual presidente norte-americano.

Ainda segundo ele, toda a campanha foi controlada de perto, com atenção às redes sociais e respostas às mensagens enviadas por eleitores. Painéis e outros espaços online também foram criados para publicação das opiniões dos internautas, estreitando o contato com o então candidato.

Fica uma pergunta. Será que aqui no Brasil, os eleitores brasileiros, a exemplo dos norte-americanos, farão doações aos candidatos?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Canoas na briga para ser Subsede da copa de 2014

O prefeito Jairo Jorge, juntamente com a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B/RS), expôs à Confederação Brasileira de Futebol, ontem, uma apresentação da cidade contendo seus benefícios, seus investimentos em infraestrutura, assim como suas dificuldades a serem enfrentadas para receber uma ou mais delegações durante a Copa de 2014.
O município surpreendeu o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que recebeu um material publicitário moderno do município, além de assistir um inédito audiovisual institucional estrelado por Luís Felipe Scolari, o Felipão. Conforme o prefeito, Ricardo Teixeira foi muito receptivo e destacou os locais em ótimo estado para treinos em Canoas, além de aspectos com a rede hoteleira, sistema de transporte urbano, proximidade ao aeroporto, segurança pública e opções lazer. Além disso, o  presidente da CBF destacou que a Copa não é só um jogo em si. “Tem a questão de preparação onde uma delegação inteira permanece semanas em treinamento”, explicou Teixeira. Segundo ele, é uma etapa muito importante porque atrai torcedores, a imprensa e é uma forma de divulgar o município. Canoas foi a primeira cidade gaúcha a apresentar o projeto para ser subsede na Copa de 2014. Secretária da SECOPA de Canoas, Rita de Oliveira é do PDT e primeira suplente a Vereadora do município.

Apenas Bons Amigos

A caravana do candidato Tarso Genro em busca de sugestões para seu plano de governo estacionou ontem em Passo Fundo, município governado por Airton Dipp, um dos principais líderes do PDT. Simpatizante da aliança com o PT até bem pouco tempo, Dipp deixou as preferências pessoais para trás e vestiu a camiseta de José Fogaça.
– Minha presença na conversa do Tarso com os empresários foi institucional. A exemplo de todo o PDT de Passo Fundo, estou engajado na campanha do Fogaça – esclareceu Dipp ao final de encontro promovido por uma entidade empresarial local com o candidato do PT.
Na reunião-almoço com empresários de Passo Fundo, Tarso reafirmou que, caso seja eleito, convidará o PDT para integrar seu governo. A ideia do ex-ministro é de implantar no Estado um conselho aos moldes do Conselhão de Lula, em Brasília, integrado por diferentes partidos e por representantes da sociedade civil.

Fonte: Blog da Rosane de Oliveira

terça-feira, 27 de abril de 2010

Saiba o que é o Prójovem Trabalhador - Uma apresentação apenas.

Flávio Zacher
As inscrições estão abertas até o dia 07 de maio de 2010. Através do Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministro Carlos Lupi e seu assessor especial Flávio Zacher, segundo suplente a Deputado Federal PDT,  trouxeram para Canoas 1.500 vagas para o Prójovem Trabalhador.

Abaixo uma breve apresentação do que é o Prójovem Trabalhador.

_Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

Com essa perspectiva, em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem.
Clique na Imagem
A iniciativa mostrou resultados importantes e promissores, indicando a propriedade de se ampliarem, reforçarem e integrarem ações voltadas para a juventude que se desenvolviam em diferentes ministérios. Para articular essa experiência acumulada em um programa integrado, constituiu-se, no início de 2007, o grupo de trabalho GT Juventude, que reuniu representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Casa Civil e dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social, do Trabalho e Emprego, da Cultura, do Esporte e do Planejamento.
Os resultados do GT Juventude indicaram caminhos para a realização do propósito da Presidência da República de promover um programa amplo e diversificado de inclusão social dos jovens brasileiros, lançando-se o ProJovem Integrado, que se articula por duas noções básicas:

a) OPORTUNIDADES para todos;
b) DIREITOS universalmente assegurados.
Em conjunto, essas noções propiciam que o jovem se torne protagonista de sua inclusão social, na perspectiva da cidadania.

ProJovem Integrado
Clique na Imagem
O ProJovem Integrado compreende quatro modalidades:
• ProJovem Adolescente, que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.
• ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Constitui uma reformulação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

• ProJovem Campo, que busca fortalecer e ampliar o acesso e a permanência dos jovens agricultores familiares no sistema educacional, promovendo elevação da escolaridade - com a conclusão do ensino fundamental - qualificação e formação profissional, como via para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Valendo-se do regime de alternância dos ciclos agrícolas, reorganiza o programa Saberes da Terra.
• ProJovem Trabalhador, que unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, visando à preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

Para saber mais, acesse o site do Prójovem: Clique aqui

Ricardo Amorim e os metrôs da China

  • Nosso companheiro e Presidente da JS/PDT - RS João Cella, nos enviou um email muito interessante, uma postagem do  blog de David Coimbra, onde fala de uma palestra com o economista Ricardo Amorim. Todos nós pedetistas devemos dar a devida importância, e se for possível, colocamos a debate a diferença de valores do PDT na educação com as forças políticas(partidos) que hoje governam o Brasil. 

Sabe quantos metrôs estão sendo construídos na China neste momento? Não estações de metrô, não linhas de metrô, mas sistemas inteiros, labirintos subterrâneos cavados sob cidades com mais de cinco milhões de habitantes, sabe quantos?
Oitenta.

Munido dessa informação, tente calcular quanto ferro os chineses terão de empregar em seus 80 novos sistemas de metrô. Toda uma Grande Muralha talvez pudesse ser erguida com esse ferro, não é mesmo?
Bem. Agora pense em quem vai fornecer o ferro para os chineses. Quem é o segundo maior produtor de ferro do mundo, abaixo, exatamente, da própria China? É. O Brasil.

Tais informações, as colhi na palestra do Ricardo Amorim, proferida durante o feriado, no Plaza. Ricardo Amorim, você sabe, além de percuciente integrante da bancada do Manhattan Connection, foi um dos raros economistas a prever o estouro da crise mundial do ano passado. Foi o que me levou ao Plaza. E não me decepcionei. A palestra foi recheada de conteúdo, valeu cada real da inscrição.

Ao apresentar dados como o número de metrôs em construção na China, Ricardo Amorim mostrou que, a partir da entrada dos chineses no comércio mundial, no ano 2000, o Brasil passou a crescer e não parou mais. Porque o Brasil tem o que os chineses querem: comida e matéria-prima, como o ferro das estruturas dos metrôs. Continuará crescendo enquanto os chineses estiverem consumindo, e isso vai durar largo tempo. Os índices do país também continuarão melhorando: mais emprego e, consequentemente, menos criminalidade; mais recursos para investir em infra-estrutura; mais gente vivendo melhor; mais popularidade para o presidente. Tudo muito alvissareiro.

Houve apenas um setor que permaneceu intocado, na ampla análise do Ricardo Amorim: a educação básica. Ricardo Amorim não tocou no tema da educação básica porque neste tema ninguém toca por aqui. Há investimento em universidades e escolas técnicas, há investimento em usinas de energia, há investimento em pesquisa, tecnologia e transporte. Para as crianças não há nada.

Lembro do velho Leonel Brizola na eleição de 1989. Repetia Brizola, com aquela sua fala cantada:
- As crianças… temos que salvar as crianças…


Vinte anos se passaram e, desde então, só ouvi um político falar nas crianças. Justamente um discípulo de Brizola, Cristovam Buarque. Quando ministro da Educação, Cristovam Buarque queria tratar do assunto com Lula. Não conseguia audiência. Reclamou:
- Presidente, só consigo falar com o senhor se calçar tênis e for jogar bola.

Lula rebateu:
- Se você não gosta de usar tênis, jogue descalço.

Buarque pediu demissão, candidatou-se a presidente e angariou fama de sujeito exótico, que só falava em educação. E assim tem sido. Você não ouve ninguém falar em educação básica, mas ouve o Ricardo Amorim e fica entusiasmado.

O Brasil vai ganhar dinheiro com o pré-sal, o Brasil vai ganhar dinheiro vendendo a indianos e chineses, muita gente vai ganhar dinheiro no Brasil. Que bom. Haverá mais gente para dar esmola às crianças sujas debaixo dos semáforos do Brasil.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pop-ups indesejáveis, pedimos desculpas

Estamos pedindo desculpas pelas pop-ups (aquelas páginas que abrem junto com o blog) que aparecem quando você acessa o nosso Blog. Estamos tentando solucionar o problema, assim que conseguirmos elimina-los informaremos.
Isto acontece porque tem pessoas mal-intencionada na internet, e eles abusam da liberdade da Web para fazerem este tipo de publicidade. O PDT de Canoas e o responsável pelo blog, nada tem a ver com estes links que aparecem, desde já pedimos a compreensão de todos e que aguardem a solução.
Enquanto isto, você pode bloquear estas páginas pelo seu bloqueador no navegador, é só seguir os passos seguintes: Ir em Ferramentas no IE, Ativar bloqueador de pop-ups. Duvidas mande-nos um email e lhe responderemos com o maior prazer.

domingo, 25 de abril de 2010

Eleições 2010 - A briga pelas coligações

Faltando pouco mais de dois meses para o início oficial da campanha, intensificam-se as movimentações no tabuleiro político do Estado. No campo das alianças, a maioria das jogadas é previsível, mas seus coadjuvantes lembram tratar-se de um jogo que ainda não foi jogado. Nesse cenário, há nove pré-candidatos (veja relação abaixo) que deverão disputar os votos dos gaúchos.

Independentemente do tamanho da sigla, a palavra-chave é coalizão. Os pré-candidatos estão de olho não apenas em um contingente mais expressivo de militantes, mas também em um maior tempo de propaganda política em rádio e tevê. ‘‘Se os pequenos se juntarem, podem fazer a diferença’’, salienta o pré-candidato pelo PTB, Luis Augusto Lara.

O PT no Estado busca a adesão do PMN e PRB para reforçar a campanha de Tarso Genro. Mesmo assim, quer novas alianças, sempre de olho no desempenho da candidata à reeleição Yeda Crusius (PSDB). O PMDB aposta suas fichas na coligação com o PDT. Já o trunfo de Yeda são os louros do ajuste fiscal, que ela pretende colher e reverter em votos. ‘‘É um movimento de xadrez eleitoral que terá ainda muitos outros movimentos e que só será homologado na convenção no final de junho’’, afirma o presidente do PSDB gaúcho, Claudio Diaz, que acredita que os índices de rejeição da governadora irão cair.

Aliás, o PSDB segue esperando pelo PP, que na pré-convenção de ontem, em Porto Alegre, limitou-se a lançar Ana Amélia Lemos ao Senado, sem anunciar aliança com ninguém. A sigla é cortejada pelo PMDB e principalmente pelo PSB, que deseja o apoio progressista para a candidatura de Beto Albuquerque decolar.


O calendário eleitoral:

CONVENÇÕES
10 a 30 de junho - Período de realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital

CAMPANHA
6 de julho a 1o de outubro - Período de realização da campanha eleitoral para o primeiro turno

RÁDIO E TV
17 de agosto a 29 de outubro - Período de propaganda política no rádio e televisão

29 de outubro - Último dia para propaganda eleitoral para o segundo turno

VOTAÇÃO
3 de outubro - Eleições em primeiro turno (votação ocorrerá das 8 às 17 horas)
31 de outubro - Se houver, eleições em segundo turno (votação ocorrerá das 8 às 17 horas)

ELEITORES
No Brasil, o número de eleitores, atualmente, é 133.249.485, número que deve aumentar, já que até 5 de maio jovens com 16 anos podem solicitar a emissão do título de eleitor

No Rio Grande do Sul, o número de eleitores é 8.035.571 (6,03% do eleitorado no Brasil)

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Esporte no Blog

A partir de hoje, conforme solicitado por companheiros, estaremos colocando notícias sobre a dupla Grenal aqui no blog.
Teremos videos, fatos, fotos e relatos das últimas no esporte. Comentaremos também sobre a Copa do Mundo que está se aproximando. Receberemos ajuda da SECOPA, Secretária da Copa, Secretária de Desporto e Lazer e de alguns companheiros, entededores do assunto.
Ao lado na página do Blog, temos o 3º bloco do Bom dia Rio Grande, onde fala da vitória colorada ontem na Libertadores da América em cima do Deportivo Quito, e do GRENAL que será no próximo Domingo no Beira-Rio (1ª partida). Também ha uma enquete sobre a decisão do Campeonato Gaúcho. Participe e de sua opinião.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Homem de Partido - Alceu Collares

Após circular por São Borja, Santa Maria e Candelária no final de semana em seu primeiro roteiro pelo Interior, o ex-prefeito José Fogaça ainda encontrou disposição ontem para prestigiar o aniversário de 50 anos do deputado Vieira da Cunha, na Capital. A festa em homenagem ao pedetista ganhou ares de comício com a presença de líderes de PMDB e PDT. Em meio aos discursos, o ex-governador Alceu Collares, até então um dos críticos mais enérgicos da aliança com o PMDB, surpreendeu a todos com a promessa de que, se a coligação for referendada pela convenção do PDT, ele será o primeiro a adesivar o carro com o nome de Fogaça.
– Sou um homem de partido. Se eu for minoria no apoio a Tarso Genro, me submeto à vontade do PDT. Mas não abro mão do apoio à candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff – afirmou Collares.

Fonte: Blog de Rosane Oliveira

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Henrique Martins de Freitas inaugura Cantinho da Literatura e Imprensa Canoense no Guajuviras

Escritor, Poeta e Professor
Henrique M. de Freitas
Uma exposição de artes plásticas coletiva e a inauguração do Cantinho da Literatura e Imprensa Canoense marcou a abertura da Semana do Livro do Guajuviras Centro de Artes que aconteceu na última segunda-feira, onde teve participações de vários pintores canoenses.

"Esperamos arrecadar cerca de 300 livros infanto-juvenil, incluindo gibis e revistas até o encerramento da semana literária"- anunciou o Presidente da entidade Henrique Martins de Freitas, disse também que parte das obras são doadas na própria associação (Avenida 17 de Abril, 780 - Guajuviras) e outras são entregues durante a abordagem na Avenida principal do Guajuviras.

"Nossa preocupação, como entidade cultural, é incentivar a leitura como uma ferramenta para o crescimento das pessoas. Sem deixar de integrar o livro com as outras artes". Sintetiza Henrique Freitas.

Quadrinhas ecológicas:
Na rua onde há uma lixeira, e o lixo é jogado ao chão,
o culpado por essa sujeira é o cidadão sem educação.

Essas e outras quadrinhas poéticas do escritor Henrique Freitas vão marcar a oficina com os estudantes da escola municipal Rondônia do bairro Estância Velha. A atividade, que acontece às 9 horas, integra a Semana do Livro do Guajuviras Centro de Artes.

Parabéns Henrique, Que este cantinho seja o caminho de muitas leituras, alegrias, diversão e conhecimento para as crianças e os jovens canoenses. Você é um grande exemplo para Canoas.
Há dez anos, não havia nenhum registro de dependente de crack no Rio Grande do Sul. Hoje, há uma epidemia no Estado, com 50 mil dependentes da droga, que é oito vezes mais potente do que a cocaína.

Para combater esse mal, que atinge todas as classes sociais, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu um programa pioneiro no País de enfrentamento do crack. Segundo o secretário da Saúde, Osmar Terra, o Estado investirá R$ 50 milhões por ano para prevenção e tratamento da droga.

Em Canoas o serviço de apoio aos familiares e dependentes químicos tem o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Canoas), onde familiares e dependentes podem buscar apoio para a epidemia de crack que atinge a sociedade gaúcha.
"São 10 profissionais entre psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros capacitados para realizar o acolhimento e mostrar o caminho para a luz no fim do túnel. A gente tem muitos casos de pacientes que conseguiram largar o crack", afirmou a assistente social Suzana Schneider.

Autor: Seção Notícias
OBID Fonte: Diário de Canoas Online

terça-feira, 20 de abril de 2010

Fogaça e Pompeo fazem primeiro roteiro pelo Interior

PMDB e PDT querem Estado de volta aos trilhos da história
O primeiro roteiro do pré-candidato a governador José Fogaça pelo Interior do Estado foi marcado por um clima de comunhão entre PMDB e PDT. Foi consenso entre as principais lideranças dos partidos que a viagem representou o início da construção de um projeto para os gaúchos, caracterizado pela união e pela colheita de ideias e de experiências. “São dois partidos com uma origem em comum em sua essência”, avaliou o pré-candidato a vice-governador Pompeo de Mattos.

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, ressaltou as afinidades entre os dois partidos - que, originalmente, eram uma única sigla - e a possibilidade histórica de reconstruir uma vertente. “Quando uma aliança começa uma campanha tendo que dar muita justificativa, é um claro sinal de derrota. Nós não temos que explicar a nossa união, porque não temos divergências ideológicas. Fogaça e Pompeo formam uma dupla que, com certeza, vai marcar época no Estado, justamente no momento em que o Rio Grande precisa se revocacionar”, observou.

O líder do PMDB, senador Pedro Simon, disse estar convicto de viver um dos momentos mais emocionantes de sua vida. “Estamos começando uma grande caminhada. A pergunta que fica é: por que demoramos tanto tempo para nos reaproximarmos?”

Na terra dos presidentes (São Borja), durante encontro regional, Fogaça falou da Revolução de 30, um marco na história do Brasil. “Esta é a simbologia que queremos resgatar para a junção de forças que estamos fazendo no Rio Grande do Sul. Curvamo-nos diante do mausoléu do presidente Getúlio Vargas para dizer aos gaúchos que isto que ele fez lá na década de 30 para mudar o Brasil é exatamente o que queremos fazer pelo Rio Grande do Sul.”

Já em Candelária, na última etapa do roteiro, o pré-candidato a governador validou seu compromisso com os gaúchos. “De mim, nunca ouvirão palavras de ódio. A guerra civil entre políticos só prejudica a cidade. É possível haver divergência política, mas é necessário haver cooperação em favor da comunidade. O Rio Grande não pode se transformar numa guerra fratricida. O Rio Grande precisa se pacificar para se unir. O grande momento da história gaúcha foi a Revolução de 1930. Ali, Assis Brasil apoiou Getúlio. O Rio Grande se preparou e se pacificou para liderar o Brasil, transformar a história, transformar o mundo. Não tenho ódio, mas também não tenho medo. Estou pronto para essa luta, estou pronto para vencer e lutar pelo bem comum, pelo interesse de todos, pela pacificação do Rio Grande.”
 
Fonte: Jornal do Comércio

Uma pequena analise sobre as eleições de 2010 em Canoas.

O município de Canoas é o 2º maior PIB do estado do RS, e a quarta maior população do estado, possui em torno de 230.000 eleitores, onde hoje possui uma Câmara de Vereadores com 15 parlamentares, que em 2012 irá passar a ter 23 parlamentares.


Quando há eleições, Canoas é um importante ponto de campanha para um grande número de candidatos a diversos cargos, inclusive candidatos à presidência da república. Isso se dá, principalmente, devido à grande população do município e à sua importância dentro do estado.Em 2006, Canoas foi fundamental para a eleição dos Deputados Federais Luiz Carlos Busato (PTB) e Marco Maia (PT). O Senador Paulo Paim (PT) também tem sua base política no município.

A questão é: Hoje Canoas poderia eleger com facilidade, 05 Deputados Estaduais e talvez 03 Deputados Federais, se todos eleitores de Canoas votassem nos candidatos do próprio município.

Mas sabemos que não funciona assim, Canoas por se tratar de um grande colégio eleitoral, e de suma importância para os candidatos de outros municípios (até por estar muito próximo de Porto Alegre), eles acabam passando por aqui e colhendo alguns frutos.

Hoje temos em Canoas, mais ou menos 15 partidos, sendo que, poderíamos dizer que destes 15, somente 10 partidos tem uma representatividade maior do que a dos outros, e que destes 10, poderíamos tirar 05 que representam o maior eleitorado do município. Partindo deste pressuposto, voltamos ao principio onde escrevemos aqui, que canoas elegeria com facilidade até 05 Dep. Estaduais e 03 Dep. Federais, se cada um dos “05 maiores” colocasse um candidato a estadual e um a federal, as chances aumentariam, e assim poderíamos ter mais representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal.

Pois bem, sabemos que não é tão fácil assim. Mas porque não? Por que temos partidos com até 03 candidatos a estadual e 02 à federal, por isso a divisão de votos é maior. Além é claro, dos “vizinhos” pegarem alguns votos por aqui, os partidos de Canoas se dividem em vários grupos pelos seus candidatos, onde, se todos se unissem em prol de um candidato, com certeza se ele não fosse eleito, estaria entre as primeiras suplências do parlamento.

Então, fica uma pergunta aqui. Porque Canoas, sendo o colégio eleitoral que é hoje, não tem seu representante estadual no município?





segunda-feira, 19 de abril de 2010

Registro de pesquisas eleitorais pode ser consultado pela internet

De acordo com o Calendário Eleitoral, desde o dia 1º de janeiro de 2010, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos do Rio Grande do Sul ficam obrigadas a registrá-las no TRE-RS. Estes registros podem ser acompanhados neste site, em Eleições - 2010 - Pesquisas Eleitorais, no item Consulta às pesquisas registradas.

Até o momento, apenas quatro pesquisas foram registradas para o pleito deste ano. A mais recente ingressou no dia 8 de abril.

Fonte: TRE-RS

Lançamento da campanha "16 Anos: Uma Idade Inesquecível" alistará jovens eleitores durante o evento

O Tribunal Regional Eleitoral gaúcho (TRE-RS) lançará nesta terça-feira, 20, a campanha "16 Anos: Uma Idade Inesquecível", que busca incentivar o alistamento de jovens eleitores. Vídeo publicitário, spot para rádio, cartazes de divulgação e folderes têm como público-alvo adolescentes que possuem ou que completem 16 anos até o dia da eleição, 3 de outubro, e objetivam motivá-los a fazer o primeiro título eleitoral. A campanha foi realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT). Durante o evento de amanhã, cerca de 40 alunos de escolas convidadas terão seus títulos confeccionados na hora. A cerimônia contará com as presenças do presidente do TRE-RS, des. Sylvio Baptista Neto, do presidente da Assembleia, Deputado Giovani Cherini (PDT), e do presidente da AGERT, Alexandre Gadret. O evento ocorrerá às 18h, na sede do TRE-RS (rua Duque de Caxias, 350), em Porto Alegre. As autoridades ficarão à disposição da imprensa ao final da cerimônia.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PDT realizou Jantar de confraternização

 Na noite de quinta-feira, dia 15/04/2010, estiveram reunidos na Assoc. Cult. Beneficente Estância Velha, na Rua Santos Ferreira, 2831, a Executiva do PDT Canoas, juntamente com os seus Vereadores e Secretários Municipais, todos em apoio à pré-candidatura do Vereador Dr. Walmor Herrmann para concorrer a Deputado Estadual pelo PDT em Canoas, além destes, estiveram presentes em torno de 70 pessoas, entre elas, Diretores e Ccs da PMC, Ccs da Câmara Municipal de Vereadores, Membros do Diretório Municipal, Presidentes das Zonais, Presidentes dos Órgãos de Ponta e coordenadores de Centro de Cultura e Educação. Todos os presentes declararam o total apoio à pré-candidatura do Dr. Walmor Herrmann. O presidente Lademir Silveira pediu a todos que abraçassem esta luta, para que o Dr. Walmor seja realmente o candidato a Dep. Estadual por Canoas, e que se dependesse do apoio do Partido, "o Vereador já estaria como candidato, mas temos que aguardar pela passagem na convenção regional", citou que a prova necessária, para ver a condição do município eleger um candidato a AL, foi mostrada neste evento, pois as maiores lideranças do partido estão apoiando o pré-candidato, 99% do PDT de Canoas está com o Dr. Walmor, e não esquecendo também que o pré-candidato a Deputado Federal Flávio Zacher (escolhido em pré-convenção municipal por 41 votos a favor contra 4), também tem a maioria do apoio das lideranças do Partido. Logo após, falaram o Ver. Dario dando seu total apoio aos dois pré-candidatos do PDT, o Sec. de Desporto Carlos Lanes, também disse que apóia e que tem certeza de que se o Dr. Walmor passará na convenção e será eleito.

A Sec. da SECOPA Rita de Oliveira, falou que, se depender das mulheres canoenses o Dr. Walmor é o pré-candidato a Dep. Estadual ideal para Canoas, e que o Assessor Especial do MT Flávio Zacher também segue o mesmo caminho. O Sec. de Obras Alcy Paulo de Oliveira (Cica), disse que nos estamos no caminho certo, que a pré-candidatura do Dr. Walmor é sem duvida o que faltava no PDT de Canoas e na vida deste homem, íntegro e honesto, e que ele sem duvida, faria de tudo por Canoas. O Vereador Dr. Walmor Herrmann, falou que este momento ficará na sua memória para sempre, o momento de ver e sentir que PDT de Canoas está unido em prol de uma candidatura, como em nenhuma outra antes, e que se depender dele, ninguém irá se decepcionar, pois fará de tudo para mostrar que toda a confiança que foi depositada em seu nome, não foi em vão, e que irá demonstrar isto e muito mais depois da convenção, onde o seu nome passaria de pré-candidato para candidato, e depois, bem depois... as eleições irão mostrar o destino.

Reunião Zonal 170ª foi um sucesso, declara Ver. Dr. Walmor

No dia 14/04/2010 às 21h00min, no bairro Mathias Velho, a zonal 170ª com a organização do Sr. Ademar e a Srª Ilka, moradores da Rua Carazinho, promoveram uma reunião com aproximadamente 35 pessoas, para apresentar o pré-candidato a Deputado Estadual, Vereador Dr. Walmor Herrmann, o anfitrião, genro de Dona Ilka e seu Ademar o Kiko, iniciou a reunião agradecendo a todos os presentes por mais uma vez estarem confiando na sua indicação que é o Dr. Walmor, e com certeza todos os presentes terão o seu voto se ele for candidato. Logo após o Vereador Dario usou a palavra dizendo que o pré-candidato Dr. Walmor é a pessoa mais certa para representar Canoas na Assembléia Legislativa, e o PDT está no caminho certo indicando o seu nome. Logo após o Presidente do PDT Canoas Lademir Silveira falou que o Dr. Walmor se for candidato a Dep. Estadual, com certeza alcançara seu objetivo e do PDT, que é ter um homem honrado, integro e honesto na AL, representando o PDT e o município de Canoas. Enfim, o Dr. Walmor encerrou a reunião agradecendo a todos pela presença e dizendo que se dependesse dele, Canoas teria mais saúde e educação, e pediu que todos tenham confiança nele, assim como os seus pacientes de tantos anos confiam, porque não irá desapontá-los.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A SMEL convida: III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, convida a todos para participar da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Municipal – Canoas/RS, que se realizará no Salão de Atos do UNILASALLE.

O objetivo da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Municipal – Canoas/RS, é ampliar o debate sobre o esporte e o lazer, identificando seus projetos, demandas, oportunidades e dificuldades para promover a inclusão social do maior número possível de cidadãos de todas as regiões do Brasil.

A III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Municipal – Canoas/RS, busca elaborar contribuições do município ao Plano Decenal do Esporte e Lazer, produzir uma radiografia precisa do setor do esporte nacional, em todos os seus segmentos para articular o poder público e a sociedade civil de forma coordenada para ampliar a prática o e acesso ao esporte e lazer. Tema: 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais.

Contamos com sua participação e aguardamos sua presença, para juntos fazermos parte de “um time chamado Brasil”.

Cronograma
Local: Salão de Atos UNILASALLE – Av. Victor Barreto, 2288 – Centro – Próximo Estação Canoas

Dia: 16/04/2010
18:00 - Credenciamento

19:00 - Abertura oficial com autoridades

19:30 - Aprovação do regimento

20:00 – Palestras

Dia: 17/04/2010

08:00 - Credenciamento

09:00 - Formação e debate em grupos

12:00 - Intervalo

14:00 - Palestras

15:30 - Plenária

17:00 - Eleição delegados

18:00 - Encerramento


Palestrantes:

- Sr. Carlos Eduardo Berwanger (Penna) – Prof. UNILASALLE
Diretor de esportes do Grêmio Náutico União
- Sr.Gilson (Mão de Pilão) – Atleta de Volei – Medalhista Olímpico
Presidente da Universidade SC – Fundador da ONG Mão de Pilão

- Deputada Federal Manuella D'Ávila
Presidente da Frente Parlamentar dos Esportes da Câmara de Deputados



quarta-feira, 14 de abril de 2010

PDT Canoas apoia a campanha "CRACK NEM PENSAR"

Crack:
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares.
O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.
O que é:
A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.

Como é o uso:
O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.

O efeito:
O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.

A dependência:
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.
 
A partir de hoje, estaremos colocando aqui algumas informações sobre esta droga, que está destruindo com muitas pessoas e famílias, o intuíto desta iniciativa, é de que todos saibam o perigo que nos cerca. Uma droga que vicia na 1ª vez e que dificilmente tem retorno, portanto amigos, concientizem a todos da importância de não entrarem para este mundo, e se conhece alguêm que já está nele, procure ajudá-lo a sair, não faça como muita gente, somente "passando a mão na cabeça". Contamos com vocês.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Passeio Para Jaguarão/Rio Branco foi transferido para 14/05/2010

O 2º passeio dos Amigos do PDT Canoas, foi transferido para o dia 14/05/2010, o motivo é que no dia 07/05 seria o final de semana do Dia das Mães, e é claro que o PDT não faria isso com as mães de nossos amigos, este dia é especial e somente delas, então resolvemos trocar. As condições continuam as mesmas e o horário também. Vamos recapitular:
  • Saída: 23:30 horas
  • Valor: R$ 140,00 por pessoa, incluido café da manhã em hotel, e almoço em restaurante no Uruguai.
  • Retorno no sábado em torno das 15:00 horas
 Ao chegar em Jaguarão, em torno de 07 horas,  iremos direto para o hotel para tomarmos um ótimo café da manhã, logo após iremos para Rio Branco/Uruguai para conhecermos a cidade e usufruir de seus benefícios, as 12 horas, nos encontraremos em determinado local (Restaurante) para almoçarmos, depois todos estarão livres até as 14 horas, onde logo após nos encontraremos novamente para retornarmos a Canoas. Qualquer duvida entre em contato com Gaspar (9972.****) ou mande um email para pdt.canoas@terra.com.br

Qual a importância do voto?

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade. 
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. 
A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, além de policiamento nos locais de votação. Apesar do voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, esse estará contribuindo para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. 
É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria e não que o voto seja apenas uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas. A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. 
Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais. 
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato, procure saber o que ele faz e o que pode fazer por sua região, participe de reuniões e eventos, e ainda fique atento para os debates feitos em emissoras de TV e rádio, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vereador Dr. Walmor Herrmann e o Assessor Especial MT Flávio Zacher se encontram com amigos em Canoas.


Assessor MT Flávio Zacher e Vereador Dr. Walmor Herrmann
JulioCesár, Ver. Dr. Walmor, Zé Maria e Flávio Zacher
O Vereador Dr. Walmor Herrmann e o Assessor Especial do Ministro do Trabalho Flávio Zacher, e a  Executiva Municipal de Canoas, receberam na Assoc. Cult. Benef. Estância Velha nesta segunda-eira,  os amigos de Nova Santa Rita José Carlos Camargo (Zé Maria) e Julio César Alves Piedade, de Cidreira Jadir Berkai (Jota) e de POA Paulo Saraiva,  eles que confirmaram total apoio aos dois pré-candidatos, que se passarem na convenção para concorrerem as eleições 2010, terão o maior prazer e satisfação de trabalharem na sua campanha. O Vereador Dr. Walmor Herrmann, é pré-candidato a concorrer para Deputado Estadual, e disse estar muito contente com o apoio recebido por eles, e fará com que não se arrependam pelo esforço. O Assessor Especial MT, Flávio Zacher, falou que está muito feliz por esta adesão, e que todos os companheiros poderão contar com a sua ajuda no que for possível.
Zé Maria, Paulo Saraiva, Ver. Dario, Ver. Walmor, Flávio Zacher e Jota

Rumo da política em Canoas


Podemos citar que hoje em Canoas-RS, podemos eleger até 03 Deputados Estaduais e 02 Deputados Federais, e sabemos que até o momento existem em torno de 15 pré-candidatos a Estaduais e 6 a Federais, podendo ser aumentado ou não este numero. Então, como fazer para escolhermos e elegermos o candidato certo de nosso município? Não sabe a resposta? Vamos analisar alguns pontos que possa nos ajudar nesta escolha.

1. Normalmente o candidato já atua na política, como Vereador do município, ou Deputado e concorre a reeleição. Se ele for um dos dois, procure saber o que ele fez pelo seu município, veja os projetos de lei, visite o seu gabinete na Câmara de Vereadores e na Assembléia Legislativa, assim você já poderá conhecer um pouco do candidato.

2. Às vezes nós cobramos algumas coisas do candidato sem saber se é possível ou não de se executar o pedido. Então antes de cobrar ou perguntar qualquer coisa, saiba primeiro se o que está solicitando é de sua competência. Pesquise na internet ou vá na CMV ou AL do estado e pergunte. Assim alem de você saber se o que está pedindo é viável, você vai saber se o candidato está falando ou não à verdade.

3. O candidato ao cargo que está concorrendo, seja ele, Dep. Estadual, Dep. Federal, Senador, Governador ou Presidente, sempre nos promete alguma coisa, certo? Errado. Sabemos que existem candidatos que se comprometem demais com o eleitor, prometendo várias coisas. Mas também temos aqueles candidatos que não prometem nada. O candidato que nós procuramos é aquele que, é transparente, sem promessas irreais, aquele que é claro e objetivo na resposta, aquele que esclarece o seu problema ou sua dúvida, e que pode ser analisada e solucionada o mais breve possível. Você acha que não existe este candidato? Existe sim, é só procurar e conversar com o candidato, o que muitas vezes o eleitor não faz.

Bem amigos, isto é apenas alguns pontos que podemos ajudá-lo a escolher o candidato certo para o seu município, se você acha que tem mais algumas coisas que pode ser relacionada aqui, ou o que foi dito está errado. Escreva, e nos ajude a termos políticos honestos, corretos e de confiança nestas eleições.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

A internet liberada para a eleição 2010.

Tenha em mente que no Brasil são mais de 7 milhões de usuarios banda-larga na internet, sem contar os usuarios de rede discada. No Rio Grande do Sul estima-se mais de 1,5 milhão em banda larga, sem contar os acessos via celular e smartphone, Veja o texto abaixo que fala sobre como será visto uma campanha politica via web.

A internet terá papel fundamental na mobilização de militantes e apoiadores informais dos partidos na campanha eleitoral deste ano. Não terá o mesmo potencial de convencimento que rádio e televisão possuem hoje, mas sua capacidade de aproximar os eleitores dos candidatos, possibilitando o diálogo entre eles, deverá receber atenção especial no mundo da política em 2010. As experiências de marketing em redes sociais – como Orkut, Facebook, Twitter, Youtube e blogs – será incorporada às estratégias de campanha política, já que, pela primeira vez, a legislação eleitoral tornou a internet um território livre para a proganda dos candidatos. Essa é a avaliação de especialistas em marketing da internet consultados pela Gazeta do Povo.

A internet é a forma de atrair o eleitor jovem, já que pesquisas mostram que eles não veem propaganda eleitoral na televisão. “Hoje o eleitor jovem não vê o jornal nacional, o que dirá propaganda eleitoral.”

Mas para o marketing político na rede funcionar, ele deve se adequar às características do meio. A estratégia política na internet é muito diferente da dos meios tradicionais. “Tem de ter uma forma adequada, sem hierarquia definida, até porque a rede não tem hierarquia. Muitos políticos não entendem a cobrança feita por eleitores em redes como o Twitter”. “O Sarney, por exemplo, entrou no Twitter, usava a ferramenta como release. Saiu logo depois que houve a crise no Senado. Não estava pronto para responder aos questionamentos.”

O secretário de Comunicação do PV, Fabiano Carnevale, diz enxergar na internet um ótimo meio para mobilização de apoiadores de campanha. Carnevale adquiriu experiência em marketing on-line ao coordenar a campanha de internet de Fernando Ga­­beira à prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008. “A televisão con­­tinua sendo o principal caminho, mas a internet exerce a função de mobilizar os apoiadores.”

Ele dá como exemplo um episódio da campanha de Gabeira, em que o deputado estava em baixa nas pesquisas. “Fizemos um vídeo com o Gabeira falando que apesar das pesquisas a eleição não estava decidida, que não existia voto inútil, que era preciso votar em candidato que as pessoas gostassem”, relata. “A partir dali, a campanha foi virando em favor de Gabeira.” Esse é um exemplo, explica Carnevale, de marketing viral que funcionou.

Porém, na avaliação dele, isso só funciona se houver integração com a campanha de rua. Na eleição de 2008, diz Carnevale, cerca de 10 mil voluntários contribuíram com a campanha de Gabeira. Parte deles na internet – replicando textos e vídeos para seus conhecidos –, e outra parte nas ruas. “Um dos eventos mais significativos começou com a ideia de uma eleitora no Orkut, que combinou com 15 amigos para ir à praia de verde. A ideia acabou se transformando em uma manifestação de mais de mil pessoas.”

Experiências das redes

“Acredito que há uma tendência importante de se usar as experi­ên­­cias recentes das redes sociais em campanhas eleitorais”, afirma o professor do curso de Comu­­ni­cação Social Juliano Borges, da Uni­­­­versidade Estadual do Rio de Janeiro e autor do livro Web Jornalismo: Jor­­nalismo e política em tempo real.

Borges considera que ferramentas como blogs, Orkut, Facebook, Youtube e Twitter serão usados de forma integrada principalmente por candidatos a eleições majoritárias – Presidência, Senado e governos estaduais. “Essa eleição será particularmente especial para avaliar como serão usadas as novas tecnologias no Brasil. Vai ser a primeira campanha em que o investimento em internet não vai ser pontual.”

Fonte: Gazeta do Povo

Propaganda Eleitoral: O que pode, e o que não pode.

A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 6 de julho. Em rádio e TV, o horário eleitoral gratuito começa no dia 17 de agosto e termina em 30 de setembro. Caso ocorra segundo turno, a propaganda vai de 16 de outubro ao dia 29 do mesmo mês. É permitido distribuir material de propaganda e realizar carreatas e passeatas até 2 de outubro, véspera da eleição.


O que está vetado:
* Pichação e pinturas

- Em postes de iluminação pública e sinalização, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O mesmo vale para prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, árvores e jardins em áreas públicas.

* Fixação de placas, estandartes, faixas e bandeirolas

- Em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O mesmo vale para prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, árvores e jardins em áreas públicas.

* Brindes

- É proibida a utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou outros bens ou materiais com o número ou nome do candidato e que possam trazer benefício ao eleitor.
* Showmício e apresentações artísticas

- É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral. Os comícios estão liberados (das 8h às 24h).

* Adesivos

- Fica proibido o uso de adesivos em táxi e em ônibus de transporte coletivo. Em veículos particulares é permitido.

* Festas políticas

- Candidatos não podem promover festas de cunho político. Por exemplo: aniversários em que haja discursos e apresentações artísticas.
* Outdoors

- Fica proibido, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada da propaganda e ao pagamento de multa no valor de 5 mil a 15 mil Ufirs.

O que pode

* Nas eleições deste ano, blogs e sites de redes sociais poderão ser utilizados pelos candidatos sem qualquer tipo de restrição.

* Propaganda em muros
- Quando de particulares, pode ser feita a pintura e a fixação de faixas, placas e cartazes. As placas não podem ultrapassar os quatro metros.
* Distribuição de folhetos

- Quando editados sob a responsabilidade do partido, da coligação ou do candidato.

* Bonecos e cartazes não fixos

- Quando colocados ao longo das vias públicas, desde que não dificulte o bom andamento do trânsito.
* Comícios

- Das 8h às 24h.

* Carros de som e alto-falantes

- Desde que estejam distantes, no mínimo, 200 metros de hospitais, sede dos poderes, escolas e bibliotecas.

* Jornais

- É permitida, até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide.

Quem foi Getulio Vargas

Getulio Vargas por Darcy Ribeiro

Getúlio Vargas (1883-1954) foi o maior dos estadistas brasileiros. Foi também o mais amado pelo povo e o mais detestado pelas elites. Tinha que ser assim. Getúlio obrigou nosso empresariado urbano de descendentes de senhores de escravos a reconhecer os direitos dos trabalhadores. Os politicões tradicionais, coniventes, senão autores da velha ordem, banidos por ele do cenário político, nunca o perdoaram.
Os intelectuais esquerdistas e os comunistas, não se consolam de terem perdido para Getúlio a admiração e o apoio da classe operária. Com eles, o estamento gerencial das multinacionais. Getúlio foi o líder inconteste da Revolução de 1930. Tendo exercido antes importantes cargos, Getúlio pôde se pôr à frente do punhado de jovens gaúchos que, aliados a jovens oficiais do Exército - os tenentistas -, desencadearam a Revolução de Trinta. A única que tivemos digna desse nome, pela profunda transformação social modernizadora que operou sobre o Brasil.

No plano político, a Revolução de 30, proscreveu do poder os coronéis-fazendeiros com seus currais eleitorais e destitiuiu os cartolas do pacto "café-com-leite", que faziam da República uma coisa deles. Institucionalizou e profissionalizou o Exército, afastando-o das rebeliões e encerrando-o dentro dos quartéis.

No plano social, legalizou a luta de classes, vista até então como um caso de polícia. Organizou os trabalhadores urbanos em sindicatos estáveis, pró-governamentais, mas anti-patronais.

No plano cultural, renovou a educação e dinamizou a cultura brasileira. Getúlio governou o Brasil durante quinze anos sob a legitimação revolucionária, foi deposto, retornou, pelo voto popular, para cinco anos mais de governo. Enfrentou os poderosos testas-de-ferro das empresas estrangeiras, que se opunham à criação da Petrobrás e da Eletrobrás, e os venceu pelo suicídio, deixando uma carta-testamento que é o mais alto e o mais nobre documento político da história do Brasil. Continua...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...