Em pesquisa recente, vimos que a proporção de eleitores que usam a internet para se informar sobre política já chega a 36% nas principais regiões metropolitanas do país. Ela foi feita pela Vox Populi e seus trabalhos de campo aconteceram nos primeiros dias de setembro, cobrindo as oito maiores metrópoles brasileiras e o Distrito Federal.
Quase dois terços dessas pessoas se informam exclusivamente em sites de notícias e blogs jornalísticos, enquanto que 7% utilizam somente as redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter com essa finalidade. Os 29% restantes combinam as duas possibilidades. São eleitores que acessam a rede com muita intensidade: cerca de 70% dos que procuram nela essas informações dizem que navegam “todo dia ou quase todo dia” com esse intuito.
Este ano de eleição podemos tomar como exemplo a campanha eleitoral do homem mais poderoso do mundo (assim é considerado pela mídia) Barack Obama, Presidente dos EUA. Veja como ele usou a internet para angariar votos, e principalmente doações para a sua campanha. Este trecho abaixo foi tirado do site do “correio do Brasil”.
Responsável pela campanha de Barack Obama na Internet, o profissional chegou ao Brasil e se reuniu com clientes da agência digital gaúcha, empresas do terceiro setor e representantes do PT e do PSDB, segundo informações de uma página especializada em marketing, na internet.
Nas reuniões, segundo o site, Self falou não só da campanha que desenvolveu para Obama, um dos maiores cases mundiais de uso eficiente da internet, mas também de toda sua experiência na utilização de meios digitais em campanhas políticas.
Ainda segundo ele, toda a campanha foi controlada de perto, com atenção às redes sociais e respostas às mensagens enviadas por eleitores. Painéis e outros espaços online também foram criados para publicação das opiniões dos internautas, estreitando o contato com o então candidato.
Fica uma pergunta. Será que aqui no Brasil, os eleitores brasileiros, a exemplo dos norte-americanos, farão doações aos candidatos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário