Faltando pouco mais de dois meses para o início oficial da campanha, intensificam-se as movimentações no tabuleiro político do Estado. No campo das alianças, a maioria das jogadas é previsível, mas seus coadjuvantes lembram tratar-se de um jogo que ainda não foi jogado. Nesse cenário, há nove pré-candidatos (veja relação abaixo) que deverão disputar os votos dos gaúchos.
Independentemente do tamanho da sigla, a palavra-chave é coalizão. Os pré-candidatos estão de olho não apenas em um contingente mais expressivo de militantes, mas também em um maior tempo de propaganda política em rádio e tevê. ‘‘Se os pequenos se juntarem, podem fazer a diferença’’, salienta o pré-candidato pelo PTB, Luis Augusto Lara.
O PT no Estado busca a adesão do PMN e PRB para reforçar a campanha de Tarso Genro. Mesmo assim, quer novas alianças, sempre de olho no desempenho da candidata à reeleição Yeda Crusius (PSDB). O PMDB aposta suas fichas na coligação com o PDT. Já o trunfo de Yeda são os louros do ajuste fiscal, que ela pretende colher e reverter em votos. ‘‘É um movimento de xadrez eleitoral que terá ainda muitos outros movimentos e que só será homologado na convenção no final de junho’’, afirma o presidente do PSDB gaúcho, Claudio Diaz, que acredita que os índices de rejeição da governadora irão cair.
Aliás, o PSDB segue esperando pelo PP, que na pré-convenção de ontem, em Porto Alegre, limitou-se a lançar Ana Amélia Lemos ao Senado, sem anunciar aliança com ninguém. A sigla é cortejada pelo PMDB e principalmente pelo PSB, que deseja o apoio progressista para a candidatura de Beto Albuquerque decolar.
O calendário eleitoral:
CONVENÇÕES
10 a 30 de junho - Período de realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital
CAMPANHA
6 de julho a 1o de outubro - Período de realização da campanha eleitoral para o primeiro turno
RÁDIO E TV
17 de agosto a 29 de outubro - Período de propaganda política no rádio e televisão
29 de outubro - Último dia para propaganda eleitoral para o segundo turno
VOTAÇÃO
3 de outubro - Eleições em primeiro turno (votação ocorrerá das 8 às 17 horas)
31 de outubro - Se houver, eleições em segundo turno (votação ocorrerá das 8 às 17 horas)
ELEITORES
No Brasil, o número de eleitores, atualmente, é 133.249.485, número que deve aumentar, já que até 5 de maio jovens com 16 anos podem solicitar a emissão do título de eleitor
No Rio Grande do Sul, o número de eleitores é 8.035.571 (6,03% do eleitorado no Brasil)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário