terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diretório Nacional do PDT vai avaliar eleições dia 19/11

O Centro de Memória do Trabalhador Leonel Brizola será inaugurado no próximo dia 18/11, quinta-feira, às 16h30m, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva na presença do presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O Centro, que contará com biblioteca, sala de projeção, exposição permanente sobre a História do Trabalho e auditório, fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SAI), Techo 3, Lt 1240, em Brasília.
Na sexta-feira, 19/11, o Diretório Nacional do PDT se reúne na sede nacional do Partido, na SAFS – Qd 02, Lt 03, atrás do Anexo do Itamaraty, para avaliar as eleições gerais deste ano e planejar as ações futuras do partido. O Secretário Nacional do PDT, Manoel Dias, assina o ofício-circular 034/2010 convidando formalmente, para os dois eventos, todas as direções estaduais do partido.
 
Fonte: pdt.org

Tarso elogia encontro com Yeda e diz que transição será "republicana".

A governadora do Estado, Yeda Crusius, e o seu sucessor, Tarso Genro, encontraram-se nesta segunda-feira no Palácio Piratini. Na breve reunião entre os dois, que ocorreu na ala residencial da sede do governo gaúcho, Tarso apresentou algumas propostas entre elas a criação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos, a reformulação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e uma espécie de reforma administrativa, que se trata, em resumo, das alterações no secretariado.

De acordo com o governador eleito, houve o aval de Yeda para que essa proposta seja aprovada em plenário pela Assembleia Legislativa, a fim de que Tarso assuma com essa mudança do secretariado e em seguida possa nomear e empossar os demais secretários de Estado.

Em relação a outros temas que a governadora está implementando na reta final de sua gestão e que poderiam atingir a próxima administração, Yeda destacou que há um diálogo e os grupos de trabalho vão buscar uma afinidade. Ela diz que ambas as partes buscam o melhor encaminhamento dessas áreas de interesse público que estão em andamento.

Tarso formaliza convite a Arno Augustin ainda nesta segunda

Segundo o governador Tarso, o encontro com a governadora foi excelente e afável. Para ele, será uma “transição republicana e de alto nível”. Ainda nesta segunda-feira, ele oficializa o convite a Arno Augustin, para assumir a Secretaria Estadual da Fazenda. Já o PTB já deu o aval para participação no governo do Estado.

Fonte: Voltaire Porto / Rádio Guaíba

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estão dando um significado a palavra "HOMOFOBIA"...que ela não tem...

Recebi este post do colega de partido e Presbitero Gilson Oliveira, concordo plenamente com ele, e acredito que o partido, assim como os seus Vereadores também concordam. Leia abaixo e deixe o seu comentário, se assim o desejar.
Quarta feira dia 03 de Novembro de 2010, chegou na Câmara de vereadores de Canoas, Projeto de Lei de autoria do Vereador Nelsinho metalúrgico, o qual o vereador Airton Souza nos enviou  cópia para  que  Tomem conhecimento do assunto que é de tal relevância na sociedade.
Sendo assim, o assunto deverá ser tratado com maior conhecimento da sociedade, curioso que pelo pedido do vereador pelo “REGIME DE URGÊNCIA” o qual deverá ser votado hoje às 18horas e 30min, na Câmara de Vereadores  de Canoas.
Estão confundindo principíos morais com fundamentalismo religioso ou qualquer outra coisa....
Os evangélicos apenas são os primeiros a levantarem a vós em nome de uma sociedade digna...
Estão dando um significado a palavra "HOMOFOBIA"...que ela não tem...
 
A constituição Federal no artigo 5º já assegura a todos os cidadãos o direito de ir e vir e ter a opção de vida que quiser na àrea politica, religiosa, sexual,etc...porém, obrigar a sociedade a aceitar como eticamente e moralmente corretos os comportamentos dos individuos, ainda mais em forma de lei, sim, é discriminação e criminalização do direito de livre expressão...

Amamos os homossexuais, bem como todas as pessoas, mas não concordar com suas práticas é um direito que não só a lei de Deus, como a lei do homem, nos assegura.
   
Parabenizamos ao Vereadores Airton Souza, Ver. Eri, Ver. Dr. Walmor, Ver. Patrício, Ver. Bamberg, Ver. Cesar Augusto, os quais votaram contra esse projeto de lei que nada mais é do que fruto de mentes vázias e irracionais.

Esperamos que, na próxima semana, quando o projeto retornar para nova votação possamos ver a dignidade de outros vereadores que estavam ausentes votando pela não aprovação também.

Click nas imagens ao lado, e leia o projeto de lei apresentado pelo Vereador Nelsinho Metalúrgico.
Pb. Gilson Oliveira

Governo já começa a ter cara, mas ainda aguarda pelo PDT.

Nas duas últimas semanas, o governador eleito, Tarso Genro (PT), começou a revelar a fisionomia de sua gestão a partir de 2011. Foram anunciados até agora oito nomes: Carlos Pestana (Casa Civil), Abgail Pereira (Turismo), Beto Albuquerque (Infraestrutura), Estilac Xavier (Governo), João Motta (Planejamento), Luiz Antonio de Assis Brasil (Cultura), Marcelo Danéris (Desenvolvimento Econômico e Social) e Mauro Knijnik (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento).

Mas novas definições só devem ocorrer no final do mês. Carlos Pestana, que vai assumir a Casa Civil, coordena o processo de transição. Ele explica que Tarso aguarda a decisão do PDT, que foi convidado a integrar o governo. Uma reunião do diretório da sigla está marcada para o dia 22. "Até vamos perguntar, respeitosamente, se o PDT não tem condições de adiantar a data dessa reunião", observa Pestana.

A pressa se justifica pelo curto prazo. O futuro governo ainda precisa escolher nomes para mais 15 pastas de primeiro escalão e de altarquias importantes como Banrisul e CEEE.

Movimentações
O prefeito de Osório e presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, sustenta que não há condições de adiantar a data da reunião. Por outro lado, opina que, apesar de pessoalmente não ser favorável à participação, "o ambiente dentro do partido é propício para o ingresso no governo". Já o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler (PDT), que defendeu abertamente a candidatura de Tarso, opta agora pelo silêncio. "Os prefeitos e os vereadores não serão consultados sobre esse tema", critica, sem esconder a mágoa.

Enquanto a decisão dos pedetistas é aguardada, Tarso faz outros movimentos. Amanhã, às 16 horas, ele vai solicitar à governadora Yeda Crusius a extinção de algumas secretarias (como a de Irrigação e a da Copa) a fim de promover as mudanças que julga necessárias. E dentro do PT, campanhas para abocanhar pastas seguem na surdina. O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), admite: "Estamos trabalhando nomes da região para o primeiro escalão nas áreas de desenvolvimento". Mas, por cautela, prefere não revelar que nomes são esses.

Fonte: jornalnh.com.br

sábado, 6 de novembro de 2010

Senador Cristovam Buarque e Deputado Federal Chico Alencar, vencem Prêmio Congresso em Foco.

O senador do DF e o deputado carioca foram escolhidos pelos internautas os melhores parlamentares do ano de 2010. A premiação será no dia 22 de novembro.

A disputa pelos votos para premiar os melhores parlamentares do Congresso acabou. A meia noite desta segunda-feira (1o), foi encerrada a votação da edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco. Os internautas elegeram como melhor senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que repetiu o desempenho do ano passado. Entre os deputados, Chico Alencar (Psol-RJ) despontou na escolha dos votantes. A premiação será em 22 de novembro, em Brasília.

Cristovam teve o maior número de votos entre todos os parlamentares que disputavam o Prêmio Congresso em Foco. Ele recebeu a aprovação de 4.128 internautas que acompanham a política brasileira. Depois dele, veio a senadora Marina Silva (PV-AC). Como candidata à Presidência da República, Marina teve mais de 19 milhões de votos. Não passou para o segundo turno, mas construiu um importante capital político.

A senadora pelo Acre, que encerra seu mandato em 31 de janeiro do próximo ano, recebeu 3.801 votos. Em terceiro lugar ficou Eduardo Suplicy (PT-SP). O petista foi votado por 3.317 pessoas.
“A primeira vez é impressão. A segunda é a confirmação pelos internautas da aprovação do meu trabalho”, afirmou Cristovam Buarque. Além disso, ele ressaltou que, ao se tornar bicampeão do prêmio, o sabor do reconhecimento é “maior ainda”. “Tenho a alegria de ser escolhido como um dos melhores pelos jornalistas e como o melhor pelos internautas”, comemorou.
O senador brasiliense, que foi reeleito para mais um mandato com mais de 833 mil votos, ponderou que o Prêmio Congresso em Foco permite mostrar um outro lado da política. “Estamos tão desprestigiados como políticos, nós todos, que é bom quando existe a tentativa de prestigiar o trabalho dos políticos”, opinou.

Câmara
Assim como Cristovam, o deputado com a maior votação pelos internautas também se reelegeu para um novo mandato na Câmara. Chico Alencar recebeu 3.075 votos no prêmio e ficou com o primeiro lugar. Em 3 de outubro, foi recordista de sufrágios no Rio de Janeiro. Tanto que, com a votação de 240,7 mil, conseguiu eleger o ex-BBB Jean Willys (Psol-RJ).

A disputa entre os deputados no Prêmio Congresso em Foco foi eletrizante nos momentos finais. Só foi decidida nos últimos votos. Até sexta-feira (29), a bancada do Psol ocupava os três primeiros lugares. Porém, o deputado Gustavo Fruet disparou na votação e conseguiu superar os colegas de Câmara Luciana Genro (Psol-RS) e Ivan Valente (Psol-SP). “Estou fechando com chave de ouro meus 12 anos de vida pública”, afirmou Fruet.

O parlamentar disputou a eleição para o Senado no Paraná. No entanto, não conseguiu se eleger. Ele ressalta que ficou triste pelo resultado nas urnas em 3 de outubro, mas que o reconhecimento dos internautas compensa o sentimento da derrota eleitoral. “Agradeço ao Congresso em Foco e aos internautas pela premiação”, disse.

Serão premiados não só os mais votados pelos internautas nas categorias principais (deputados e senadores que mais bem exerceram seus mandatos em 2010). Os parlamentares mencionados na pré-seleção feita por jornalistas que cobrem a atividade política também serão premiados com placas, que serão entregues em cerimônia a ser realizada em 22 de novembro, em Brasília.

Veja abaixo a votação de todos senadores e deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco:

SENADORES
Receberão troféu e diploma os três primeiros colocados

Cristovam Buarque (PDT-DF) – 4.218 votos
Marina Silva (PV-AC) – 3.801 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 3.317 votos

Receberão placas comemorativas e diploma os que ficaram de quarto a décimo lugar:

Paulo Paim (PT-RS) – 2.911 votos
Alvaro Dias (PSDB-PR) – 2.598 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) – 2.226 votos
Arthur Virgílio (PSDB-AM) – 1.652 votos
Demóstones Torres (DEM-GO) – 1.203 votos
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – 947 votos
Renato Casagrande (PSB-ES) – 908 votos

DEPUTADOS
Receberão troféu e diploma os três primeiros colocados:

Chico Alencar (Psol-RJ) - 3.075 votos
Gustavo Fruet (PSDB-PR) 2.534 votos
Luciana Genro (Psol-RS) 2.502 votos

Receberão placa comemorativa e diploma os que ficaram de quarto a décimo lugar:

Ivan Valente (Psol-SP)- 2.497 votos
Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) - 1.753 votos
Fernando Gabeira (PV-RJ) - 1.733 votos
Luiza Erundina (PSB-SP) - 1.396 votos
Flávio Dino (PCdoB-MA) - 1.298 votos
Rita Camata (PSDB-ES) - 1.242 votos
Indio da Costa (DEM-RJ) - 1.127 votos

Receberão diploma os demais finalistas:

José Eduardo Cardozo (PT-SP) – 1.094 votos
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – 1.042 votos
Domingos Dutra (PT-MA) - 865 votos
José Carlos Aleluia (DEM-BA) - 817 votos
Luiz Couto (PT-PB) - 817 votos
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) - 806 votos
José Genoino (PT-SP) - 739 votos
Raul Jungmann (PPS-PE) - 680 votos
Ronaldo Caiado (DEM-GO) - 673 votos
Beto Albuquerque (PSB-RS) - 660 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) - 630 votos
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) - 628 votos
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 566 votos
Pedro Wilson (PT-GO) - 559 votos
Maurício Rands (PT-PE) - 549 votos
Arnaldo Madeira (PSDB-SP) - 545 votos
Michel Temer (PMDB-SP) - 533 votos
Cândido Vaccarezza (PT-SP) - 510 votos
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) - 429 votos
Edson Duarte (PV-BA) - 297 votos
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) - 282 votos

O senador e o deputado escolhidos pelos jornalistas como os melhores de 2010 ganham também placa e diploma:

Cristovam Buarque (PDT-DF)
Chico Alencar (Psol-RJ)

Surpresa
Este ano, o Congresso em Foco resolveu deixar uma surpresa para o dia da premiação. A exemplo dos congressistas premiados nas categorias principais, serão contemplados com troféus aqueles que foram mais lembrados nas categorias especiais – combate à corrupção; defesa do meio ambiente; promoção da educação; promoção da saúde; e melhor iniciativa aprovada pelo Congresso. Os ganhadores desses prêmios, porém, só serão revelados durante a cerimônia de premiação no dia 22 de novembro.

A quinta edição do Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras e o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicato dos Jornalistas do DF, da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e do Movimento +Feliz e ainda das empresas Dudu Camargo Restaurante e Marc Systems.

Os parlamentares submetidos à votação na internet foram escolhidos por meio de seleção feita pelos jornalistas que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Todos os congressistas pré-selecionados receberão algum tipo de premiação, mas são os internautas que definem a classificação final dos premiados. Os três mais votados recebem troféus. Também são premiados parlamentares que se destacam em categorias especiais (meio ambiente, educação, saúde, combate à corrupção e defesa da democracia), cujos nomes serão conhecidos apenas no evento de premiação, que será realizado no próximo dia 22, em Brasília.

O prêmio é um convite à analise do desempenho individual dos representantes eleitos, e permite alcançar ao mesmo tempo vários objetivos. Estão entre os principais:

- Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações;

- Valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;

- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na definição dos congressistas a serem agraciados;

- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;

- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos;

- Enfrentar mitos que afastam vários brasileiros da vida política, como as ideias de que todos políticos são iguais ou de que uma representação legislativa trabalhando em favor da população é sempre impossível, noções aliás muitas vezes usadas para justificar teses autoritárias (como o fechamento do Congresso) ou cínicas (tipo “já que liberou geral, locupletemo-nos todos”).

Fonte: Mário Coelho - Congresso em Foco

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tarso oficializa convite para que o PDT integre o governo

No dia em que o PDT foi formalmente convidado a integrar o governo Tarso Genro (PT), nomes do partido para compor o secretariado já começaram a surgir. O deputado estadual Gerson Burmann (PDT) será indicado pela bancada pedetista para assumir um dos cargos de primeiro escalão.

Em encontro ontem à tarde na sede do PDT gaúcho, Tarso expressou a dirigentes e parlamentares trabalhistas sua intenção de que a legenda participe da “direção do governo”. O partido prometeu ao governador eleito uma resposta no próximo dia 22, quando o diretório da sigla se reunirá para bater o martelo. Mas líderes do PDT reconhecem que o ingresso no Piratini é certo.

— Pelo visto, não haverá nenhum posicionamento contrário. Acho que o convite já foi aceito — adiantou o deputado estadual Giovani Cherini (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, que se elegeu deputado federal.

Tarso deixou o PDT à vontade para escolher quais secretarias, entre as 12 ainda disponíveis, gostaria de ocupar. Cherini já abriu o debate:

— Eu reivindicaria as secretarias da Saúde, da Agricultura, da Administração e dos Esportes. Dentro desses quadros, o PDT pode qualificar o governo.

Burmann, que deve entrar no primeiro escalão, seria um nome aceitável para a Administração. Também cresce internamente o nome de Afonso Motta (PDT), que ficou na suplência para a Câmara dos Deputados, para comandar a pasta da Agricultura ou do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.

Cotado para a Saúde, o deputado estadual Ciro Simoni estaria mais interessado, segundo um dirigente pedetista, em assumir a presidência da Assembleia Legislativa durante um dos quatro anos da próxima legislatura. Tarso se mostrou inclinado a topar exigências:

— Terei um certo resguardo na formação do governo, para que os espaços do PDT sejam nobres.
Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) solicitou, durante a reunião, que a discussão sobre o PT apoiá-lo na tentativa de eleger-se em 2012 seja retirada das negociações. Segundo ele, impor esta condição para apoiar Tarso seria “um obstáculo para que o debate sobre o governo estadual ocorra com tranquilidade”.


Fonte: Clicrbs - Eleições 2010


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A sucessão na prefeitura

O governador eleito Tarso Genro (PT) está operando no limite de sua capacidade de articulação política para conquistar maioria na Assembleia Legislativa. Tão logo se elegeu, ele tem conversado com outros partidos para conseguir o seu intento.

Os partidos que formam a base de sustentação do governo petista elegeram 24 deputados estaduais. Para fechar maioria na Assembleia, Tarso precisa convencer o PDT - que esteve com Fogaça na eleição para o Piratini - a participar de seu governo.

No partido de Brizola, o governador encontrará sete votos fundamentais para que garantir 31 cadeiras e assegurar a almejada maioria simples. Só com isso, o governador vai poder “navegar em águas calmas”. Governar sem sobressaltos.

Não será fácil, mas Tarso foi informado, na reunião de ontem, que o PDT vai se reunir, no próximo dia 22, para decidir a questão. A tendência é de que o partido aceite a proposta do petista.

Por que eu acho que a conquista desse apoio não será fácil? Porque no bojo da questão - como diria o ex-ministro Rogério Magri - está a eleição para a prefeitura de Porto Alegre, em 2012. Duas candidaturas já estão postas entre os partidos que apoiam ou apoiarão Tarso Genro: Manuela D’Ávila, do PCB e José Fortunati, do PDT.

O atual prefeito da cidade tentará realizar o seu sonho de ser candidato a prefeito de Porto Alegre. Fortunati foi eleito vice da Capital e só assumiu o governo porque José Fogaça (PMDB) renunciou ao cargo de prefeito, para concorrer ao Piratini.

Mas essa batalha é coisa para um segundo momento. Agora, todo o esforço de Tarso está focado na tentativa de atrair o PDT para a sua base de apoio na Assembleia. Para isso o governador está jogando todas as suas fichas, menos uma: Tarso não aceitará trocar o apoio do partido por cargos.

Alguns militantes do PDT, menos avisados, já espalharam por aí que o partido terá cargos em profusão. Não é assim. O acordo só será fechado, segundo Romildo Bolzan Junior, presidente do PDT, se houver identidade nas propostas dos dois partidos.

Tarso concorda com isso. O governador eleito, com a experiência de quem articulou o apoio à Lula no Congresso, não aceitará pressão, mesmo que isso lhe traga dissabores no Legislativo. Mas, na certa, isso não vai acontecer. Os operadores políticos de Tarso Genro são experientes, articulados e circulam com desenvoltura entre todos os partidos com assento na Assembleia.

Pelo visto, o maior problema a ser enfrentado pelo governador, será a sucessão, na prefeitura de Porto Alegre. Tem muita gente querendo! Vai ser uma corrida de obstáculos!

A aliança com o PT pode ser favorável ao prefeito José Fortunati, já que, pelo rodízio da legislatura 2009-2012 da Câmara Municipal, o próximo presidente será petista. Pelo acordo selado entre os vereadores do PT em 2009, o cargo deveria ficar com a vereadora Sofia Cavedon. Mas ela pode ter o “tapete puxado” pelo próprio partido, caso a aliança PDT-PT ganhe força. O mui amigo de Fortunati vereador Adeli Sell (PT) seria o presidente.

Fonte: Jornal do Comércio - Coluna Adão Oliveira

Lupi indica que PDT quer ampliar presença no governo

O ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, disse ontem que "a maioria esmagadora do partido quer continuar com a pasta, mas avançar em outros espaços", no próximo governo. O pedetista vai se reunir na semana que vem com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, encarregado pela presidente eleita Dilma Rousseff de conversar com todos os partidos aliados.

"O PDT pode colaborar com quadros experientes em vários setores, especialmente na área social, de minas e energia, petróleo. Tudo que envolve a área social nos interessa. A hora não é de pressionar, mas de dialogar. A Dilma vai avaliar nosso trabalho no ministério. Temos 30 anos de amizade. Tenho consciência de que cumprimos nosso dever, mas ela vai avaliar e verificar onde seremos úteis", disse Lupi, lembrando que seu partido "foi o primeiro a declarar apoio oficial a Dilma, antes mesmo da convenção do PT."

Segundo Lupi, a conversa direta com Dilma vai ocorrer quando as negociações sobre participação no governo estiverem mais avançadas. "Em 2006 (ano da reeleição do presidente Lula) também foi assim. Nosso diálogo era com o Tarso Genro (ex-ministro, agora eleito governador do Rio Grande do Sul), conversamos com o Lula quando as coisas já estavam encaminhadas."

No primeiro escalão, o PDT tem apenas o Ministério do Trabalho. Lupi evita citar outros cargos desejados pelo partido no futuro governo Dilma. "Pode ser ministério, pode ser empresa pública. Nossa preocupação é colaborar", afirmou. O ministro disse que ainda não esteve pessoalmente com Dilma depois da vitória. "Liguei para dar parabéns e ela me disse que o Dutra vai conversar com os partidos."

Lupi defende que, logo no início do novo governo, Dilma mobilize aliados pela reforma política. "É quando o governo está mais forte. A reforma política é mais difícil que a tributária", avalia. O ministro propõe que, depois de deixar a Presidência, Lula lidere "uma frente partidária ampla para pôr em prática o objetivo de erradicar a miséria no Brasil e avançar na saúde e na educação". "A frente partidária tem muito mais força do que uma frente só parlamentar, que busca cargos importantes na Câmara e no Senado", diz.

Fonte: O Estadão

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tarso formaliza convite para PDT participar do governo

O governador eleito, Tarso Genro, formalizou na tarde desta quarta-feira (3) o convite para que o PDT participe do governo de coalisão. A iniciativa foi encaminhada ao presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., aos membros da executiva, deputados estaduais e federais, prefeitos e dirigentes da sigla, na sede regional em Porto Alegre. No encontro formal, não foram abordados cargos ou nomes, apenas a intenção do governador eleito de contar com a participação efetiva do PDT no seu governo.


O encontro, que durou 45 minutos, serviu para uma breve exposição das posições do PDT numa eventual participação no governo. Romildo destacou a legitimidade da eleição e da vitória de Tarso Genro no primeiro turno. O governador eleito, de sua parte, destacou a tradição democrática do PDT, a participação da sigla no mesmo campo político do PT e, por isso, o convite para que o partido integre o governo, participando não apenas com cargos em secretarias, mas do conselho político e da coordenação de governo.  O vice-governador eleito, Beto Grill, e Carlos Pestana, futuro chefe da Casa Civil, acompanharam Tarso Genro. 

Romildo adiantou que internamente o partido já está consultando as 37 coordenadorias e no dia 22 de novembro, o Diretório Regional deverá decidir sobre a participação ou não no governo de Tarso Genro.
Depois da reunião, Tarso e Romildo mantiveram 15 minutos de conversa reservada.

A reunião contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do líder da bancada e vice-presidente do PDT, deputado Adroaldo Loureiro, dos deputados Giovani Cherini, Ciro Simoni, Gerson Burmann, Gilmar Sossella, Kalil Sehbe, Paulo Azeredo, o deputado federal Pompeo de Mattos, e os deputados eleitos Alceu Barbosa Velho e Dr. Basegio. Também os prefeitos de Itaqui, Gil Marques, de São Borja, Mariovane Wis, e o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, presidente da Associação de Prefeitos do PDT. O presidente do diretório Metropolitano, Nereu D’Avila, o 2º. Vice-presidente do PDT, Flávio Lammel,

Como o PDT gaucho irá apoiar o governo de Tarso Genro.

Uma conversa entre o governador eleito Tarso Genro e líderes do PDT, realizada hoje  pode alinhar a participação dos brizolistas junto ao governo estadual. Em entrevista, o petista declarou que "todas as secretarias estão abertas", mas deixou escapar que a pasta de Agricultura está pendendo aos pedetistas.

— Tem a possibilidade sim, (a Agricultura) não está fechada. Mas temos outras secretarias importantes no governo como Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Obras. Não vou preenchê-las antes de terminar de conversar com o PDT — adiantou.

— Todas as secretarias estão abertas aos partidos, a pessoa tem de ter algum tipo de acúmulo de gestão sobre aquela secretaria que vai assumir — disse Tarso.

O governador eleito fez questão de salientar, ainda, a melhoria entre as relações entre o Estado e o governo federal. Destacou o fato de estar ao lado de Dilma Rousseff momentos antes de o pleito estar finalizado e disse ter "certeza do apoio federal" ao Rio Grande do Sul.

— Conversamos por mais de duas horas e o principal fato é a certeza do apoio do governo federal. Ela falou muito da reforma política e da reforma tributária. Vai ser um tema que ela vai abordar e o Rio Grande do Sul está unido com uma nova visão de política — apontou Tarso.

— Vamos fazer uma proposta de desenvolvimento para o RS que inclua o MST, a classe média. Vamos convidar os partidos que não estão conosco, vamos fazer um governo de maioria, está dando certo, vamos buscar recursos internacionais articulados com o governo federal. A situação vai melhorar muito, tenho convicção disso — finalizou.

O PDT pode encaminhar um acordo para entrar no governo de Tarso Genro, que terá encontro com líderes pedetistas, na tarde de hoje, em Porto Alegre. O prefeito da Capital, José Fortunati afirma que o partido "obrigatoriamente terá de fazer este debate nas suas coordenadorias, culminando com o grande encontro do diretório estadual no dia 21 de novembro".

Fortunati entende que naturalmente a oferta de secretarias deve estar presente. Afirmou, porém, que "acima de tudo espero que o partido também faça uma apelo sobre pontos programáticos que serão discutidos".




O prefeito acha que a postura do presidente do PDT, Romildo Bolzan Jr., é pertinente:

— A entrada do PDT no governo Tarso não pode se dar por troca de cargos. Temos que discutir exatamente qual será o nosso papel, quais as políticas públicas que serão adotadas, para assim ser participantes do governo como um todo.

Ele acredita que a eleição de 2012 deve também entrar na pauta da reunião.

Fonte: clicrbs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...