terça-feira, 23 de novembro de 2010

Centro Brizola é inaugurado por Lula, Lupi, Leonel e Juliana.

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Trabalho Carlos Lupi, foi inaugurado no fim da tarde de quinta-feira (18/11) o Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola. O espaço é um marco para a história do Trabalho no Brasil, dedicado à memória do trabalhismo e a estudos ligados ao tema. Participaram da cerimônia Leonel Brizola Neto e Juliana Brizola, netos e herdeiros políticos de Leonel Brizola.

Após descerrarem a placa e cortarem a fita de inauguração, Lula e Lupi falaram aos convidados. Emocionado, Lupi lembrou do início de sua vida pública, ao lado de Brizola, quando o ex-governador era presidente do PDT, legenda da qual Lupi é presidente nacional licenciado.

"O velho Brizola é meu ídolo, é minha paixão, por isso me sinto muito orgulhoso em poder abrir mais esta porta para os trabalhadores do Brasil. Fico honrado em poder batizar este espaço com o nome daquele que lutou pela legalidade e resistiu à Ditadura; aquele que tanto lutou pelo trabalhismo em nosso país; um ser humano apaixonado por seu povo; que não conseguiu chegar à presidência da República, mas que muito contribuiu para que hoje tenhamos o Estado ao lado dos trabalhadores, que são o principal motor do desenvolvimento nacional", discursou Lupi.

O presidente falou sobre a importância do novo centro de referência do trabalhador e parabenizou o ministro Lupi por recuperar a história do trabalhismo e, ao mesmo tempo, a história de Leonel Brizola.

"Este é um gesto extraordinário em homenagem a alguém que fez tanto pelo Brasil. Preservar a história do trabalho é preservar a história do Brasil, construída com o empenho dos trabalhadores que ergueram nosso país. Os 80 anos do Ministério do Trabalho representam 80 anos da relação entre o Estado e os trabalhadores; e neste período, sempre que os trabalhadores tiveram voz e foram respeitados em seus direito, o Brasil cresceu a passos largos", discursou Lula.

O presidente também relembrou passagens de sua vida política junto a Brizola, como as eleições entre 1989 e 2002, que disputaram como adversários ou como aliados.

"Quem acompanhou a minha história nos episódios com Brizola pela imprensa imagina que só havia desavença; e não dos bons momentos de diálogo. Leonel Brizola tinha aquele jeito durão, mas era um homem muito sensível às causas do Brasil, e jamais em sua vida errou por tentar alguma coisa em benefício próprio; se errou, tudo o que fez enquanto homem público foi na tentativa de ajudar ao país", testemunhou Lula.

Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola - Localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, em Brasília, tem como finalidade a preservação da memória do trabalho no Brasil, dando continuidade à produção de conhecimentos sobre o tema e sobre o papel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na história brasileira.

O centro de referência será dedicado ao trabalho e aos trabalhadores do Brasil, oferecendo suporte a projetos e pesquisas. Estão disponíveis dois auditórios, uma área para estudos, uma biblioteca, uma sala informatizada para consulta digital e um Cine Trabalhador.

Entre os principais objetivos do centro estão aumentar a produção do conhecimento histórico sobre o tema trabalho; dar sustentação aos trabalhos de projetos e pesquisas, fornecendo informações atualizadas; promover o intercâmbio de informações junto a outras instituições; e incentivar o acesso à informação e ao conhecimento como estratégia de alcance de oportunidades sociais e de trabalho.
O espaço será aberto ao público diariamente e contará com calendário de visitação para atender escolas públicas e privadas.

Fonte: pdt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...