O Brasil elegeu um palhaço para seu Congresso. Assim o canal Euronews e
vários outros meios de comunicação no exterior explicaram os mais de 1,3 milhão
de votos recebidos por Tiririca nas eleições para deputado federal. A vitória
foi noticiada em agências como Dow Jones, BBC e CBS, além de nos
jornais sul-africanos e na Rádio Pública Nacional, dos Estados Unidos.
O
jornal The Star, da África do
Sul, mencionou que os brasileiros foram às urnas para escolher "governadores,
senadores e um palhaço". Segundo a publicação, a campanha de Tiririca chamou a
atenção de eleitores decepcionados com a política.
O Blogpost, do
norte-americano Washington Post, afirmou que Tiririca fez a melhor propaganda do
ano. E traduziu para o inglês os principais bordões do palhaço-candidato.
Vários veículos também mencionaram as suspeitas de analfabetismo de Tiririca,
traduzido em inglês para "grumpy".
O canal Euronews,
visto em toda a Europa, em diversas línguas, foi o mais enfático:
"Eleitores do mundo todo se queixam de ter palhaços como políticos. Mas
os brasileiros abraçaram a ideia, enviando um palhaço de verdade ao Congresso,
com mais votos que qualquer outro."
Para a CBS, o Brasil elegeu um
"palhaço não metafórico", Francisco Everardo Oliveira Silva.
Parte da
imprensa, porém, ressaltou que a candidatura não foi um "ato inocente". Para as
agências de notícia, Tiririca recebeu financiamento para a campanha, porque seus
votos ajudariam a eleger outros políticos da coalizão, como o próprio PT.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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