segunda-feira, 5 de abril de 2010

Você sabe como é feita a Pesquisa Eleitoral?


Neste ano eleitoral, teremos muitas duvidas em quem votar, pois haverá muitos candidatos a vários cargos, e para ajudar o eleitor indeciso, muitas vezes à pesquisa eleitoral decide por ele, ou não. 
Mas você sabe como é realizada a pesquisa eleitoral? Não sabe? Pois lhe explicaremos agora...

Para fazer as pesquisas de opinião, os institutos ouvem apenas uma parte da população. Mas como um pequeno grupo pode expressar a opinião de milhões de habitantes?  
 “A maior dificuldade são as recusas. O pessoal não acreditar mesmo nas pesquisas e recusar, achar que é uma falcatrua, que a gente vai pegar alguns dados que não sejam realmente de pesquisas”, conta um entrevistador de um instituto de pesquisa.

Abordar as pessoas na rua é ainda mais difícil. Com tantas desculpas, é raro encontrar alguém que já tenha participado de uma pesquisa. Como convencer as pessoas de que esse é um trabalho sério se elas não foram, nem conhecem alguém que já foi entrevistado? 
Os desafios dos institutos de pesquisa não param por aí. É preciso, encontrar no meio da multidão, homens e mulheres de diversas faixas etárias e classes sociais e que vivam em regiões diferentes da cidade. Uma parcela da população que represente toda a sociedade.

No caso da pesquisa eleitoral, a amostra deve ter as mesmas características da cidade pesquisada. Se o município tiver 40% de homens e 60% de mulheres, os entrevistadores terão de manter essa proporção. Isso vale também para a idade, o grau de instrução, a faixa de renda e outras variáveis que os institutos de pesquisa considerem necessárias.

Para obter com precisão todas as informações, os institutos recorrem ao Censo do IBGE, à Pnad (Pesquisas Nacional por Amostra de Domicílios) e ao banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Depois de coletar os dados na rua ou por telefone, os números são tabulados. 
Margem de erro
Os números da amostra determinam a margem de erro. Se o candidato A tem 33% das intenções de voto e o candidato B tem 37% e a margem de erro é de três pontos percentuais, significa que o primeiro pode ter entre 30% e 36% das intenções de voto e o B, entre 34% e 40%. A margem de erro não invalida o resultado da pesquisa.
_ Bem, agora que você já conhece como é feita uma Pesquisa Eleitoral, nos diga, você acha que a pesquisa influencia no voto do eleitor? Não? Por quê?

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